quarta-feira, 30 de maio de 2012

GUERRA FRIA - INTRODUÇÃO

I - DEFINIÇÃO - 

A expressão Guerra Fria era utilizada para descrever o estado de forte tensão político-militar entre o bloco Ocidental liderado pelos Estados Unidos e o bloco de Leste liderado pela antiga União Soviética (URSS) que se viveu durante quase toda a segunda metade do século XX. Embora nunca se tenha chegado ao confronto armado entre os dois blocos, as agressões mútuas, de que se destacam a corrida aos armamentos, a intervenção em diversos conflitos regionais (de que são exemplos a guerra da Coreia, a guerra do Vietnam, a guerra de Angola, entre outras), a crise dos mísseis em Cuba e a questão de Berlim, faziam parecer que um novo conflito estava iminente.
 
II - ORIGEM -  

é uma expressão que designa um conjunto de medidas políticas e econômicas assumidas depois de março 1947, data em que o então presidente dos EUA, Harry Truman, profere um violento discurso contra a “ameaça comunista”, onde diz que os EUA assumem o compromisso de defender o mundo dos soviéticos.
Nos EUA duas situações que contribuíram para sua adesão à Guerra Fria foram a morte do presidente Franklin Delano Roosevelt (1945) que defendia um mundo controlado pelos EUA com o apoio da URSS após o fim da guerra; e a eleição de um Congresso Republicano (1946) conservador. Com a morte de Roosevelt, Harry Truman assume o poder e muda o discurso da “coexistência pacífica” entre URSS e EUA, sabendo que se encontravam em vantagem por dispor de um arsenal de armas nucleares, além de ser o único país que saiu fisicamente ileso do conflito.

III - CARACTERÍSTICAS GERAIS - 

A) BLOCOS MILITARES: cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros. A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. O Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas.Alguns países membros da OTAN : Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia. Alguns países membros do Pacto de Varsóvia : URSS, Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Albânia, Checoslováquia e Polônia.

Organização do Tratado do Atlântico Norte
(OTAN)
Bandeira da OTAN






Países membros da OTAN.
Fundação4 de abril de 1949 (63 anos)
TipoAliança militar
SedeBruxelas,  Bélgica
Membros
Línguas oficiaisInglês
Francês
Secretário-GeralAnders Fogh Rasmussen
Sítio oficialwww.nato.int


B) PLANOS ECONOMICOS: As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. Já o COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.

C) PLANO COLOMBO: Em 1951, foi elaborado o Plano Colombo, uma organização dirigida para os países do Sudeste Asiático, com intenções de reestruturação social. Os norte-americanos realizaram investimentos para estimular a economia do sub-continente, mas o volume de capital investido foi muito menor ao destacado para o Plano Marshall, portanto bem menos ambicioso, para estimular o desenvolvimento de países do sul e sudeste da Ásia.

 Países membros

  • Afeganistão
  •  Austrália
  • Bangladesh
  • Myanmar
  • Butão
  •  Coreia do Sul
  • Fiji
  • Filipinas
  •  Japão
  •  Índia
  • Indonésia
  •  Irã
  • Laos
  • Maldivas
  •  Malásia
  • Mongólia
  • Nepal
  •  Nova Zelândia
  • Paquistão
  • Papua-Nova Guiné
  •  Singapura
  • Sri Lanka
  •  Tailândia
  •  Estados Unidos
  • Vietname

D)  KOMINFORN: (Kommunist Information Bureau) é o nome comum dado ao órgão que se chamava oficialmente de "Burô de Informação dos Partidos Comunistas e de Trabalhadores"ou seja "setor de informação comunista". O Kominform era uma organização de origem soviética fundada em setembro de 1947, numa reunião em Szklarska Poreba, na Polônia, para congregar partidos comunistas europeus. O encontro foi convocado por Stalin em resposta a divergências entre os governos do Leste Europeu quanto a comparecer ou não à conferência do Plano Marshall em Paris, em julho de 1947. A sede inicial do Cominform era localizada em Belgrado mas, após a expulsão da Iugoslávia do grupo, em junho de 1948, a sede foi transferida para Bucareste. A expulsão da Iugoslávia por acusação de titoísmo iniciou o período do Informbiro na história iugoslava. O propósito do Kominform era coordenar ações entre partidos comunistas sob orientação soviética. Como resultado, o Cominform agia como ferramenta da política externa da URSS. O Cominform possuía seu próprio jornal (cujo título, em português, significava: Pela Paz Duradoura, pela Democracia Popular!), e encorajava a unidade dos partidos comunistas do mundo. O Kominform foi dissolvido em 1956, após a reaproximação soviética com a Iugoslávia.

E) ESPIONAGEM:


CIA foi criada em 1947 pelo Presidente Harry S. Truman (1884 - 1972). Para tal, foi editado um Acto Governamental de Segurança Nacional.
A criação da CIA para os norte-americanos foi uma necessidade estratégica devido ao início da Guerra Fria e o avanço do comunismo. A espionagem estrangeira, o roubo de projetos da área tecnológica, de armamentos e a fuga de informações ocasionaram a necessidade de vigiar e relatar todos os assuntos referentes à segurança nacional ao Presidente, procurando a melhor forma possível interferir e neutralizar os efeitos negativos oriundos de ameaças externas. Para coordenar as atividades da Agência, existe uma Diretoria Central de Inteligência, cuja função é interligar a comunidade de informação ao Presidente dos Estados Unidos, fazendo aconselhamento das melhores estratégias possíveis e suas conseqüências, de forma a intervir, quando necessário, em organizações ou Estados que possam causar prejuízo aos EUA.

Central Intelligence Agency
CIA.svg
Organização
Missão Agência governamental de inteligência
Dependência Governo Federal dos Estados Unidos da América
Chefia David Petraeus, Diretor
Localização
Sede Langley, VA,  Estados Unidos
Histórico
Criação 1947
KGB Comité de Segurança do Estado.Esta era a principal organização de serviços secretos da União Soviética, que desempenhou as suas funções entre 13 de Março de 1954 e 6 de Novembro de 1991. O domínio de actuação do KGB, durante a Guerra Fria, era uma combinação de operações secretas no estrangeiro unificadas às funções de uma polícia federal. Depois da desintegração da URSS, o serviço secreto dividiu-se nos sectores externo e interno, os sucessores do KGB são o Serviço Federal de Segurança da Federação Russa (FSB), que garante a segurança interna, e o Serviço de Informação Estrangeira (SVR), especializado na informação externa.
O KGB surgiu com o final da Segunda Guerra Mundial, no período da Guerra Fria, com o colapso do então serviço secreto NKVD, apesar de suas origens remontarem a antes da Revolução de 1917, quando Félix Dzerzhinski fundou o grupo paramilitar denominado Tcheka — a instituição que seria a matriz de todos os serviços secretos da URSS. O KGB era uma polícia secreta e política que não tinha equivalente no mundo, porque se situava num nível completamente diferente dos outros serviços secretos, pois constituía igualmente um ministério. Dispunha de trezentos mil associados, blindados, caças e barcos, sendo uma organização militar totalmente independente das Forças Armadas.

Комитет государственной безопасности
Emblema KGB.svg
Organização
Missão Serviço de inteligência
Dependência União Soviética União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
Chefia Ivan Serov (1954-1958)
Yuri Andropov (1967-1982)
Viktor Tchebrikov (1982-1988)
Localização
Sede Moscou,  Rússia
Histórico
Criação 13 de Março de 1954
Extinção 6 de Novembro de 1991
Sucessor FSB e SVR

Nenhum comentário:

Postar um comentário